Rastrear Celular

Como bloquear IMEI do celular – PASSO A PASSO

Como bloquear IMEI do celular – Seu celular foi roubado, furtado ou perdido? Essa situação é, infelizmente muito comum. Nos grandes centros urbanos, principalmente, o roubo de aparelhos celulares é um dos crimes mais recorrentes atualmente.

Tendo em mente que um smartphone pode conter diversos dados pessoas e dados confidenciais, como por exemplo: senhas, informações de login etc, é muito importante saber como bloquear IMEI do celular.

Sendo assim, caso você não consiga recuperar o seu aparelho, pelo menos estará evitando que outra pessoa tenha acesso a essas dados.

Esse artigo vai explicar tudo direitinho para você saber como proceder diante dessa situação, além disso, vamos esclarecer detalhadamente o que é IMEI e qual a sua finalidade. Portanto, se você quer saber como bloquer IMEI do celular e muito mais, continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

O que é IMEI?

o IMEI de um celular funciona basicamente como um documento de identificação, como o nosso RG e CPF. Todo celular possui um código, código este que é exclusivo, único e intransferível para cada aparelho.

Você pode encontrar esse código facilmente na nota fiscal do produto, na caixa do aparelho, na bateria ou nas configurações internas.

Caso não encontre dessas formas, existe um outro método bem simples, para descobrir o IMEI do seu celular basta digitar o seguinte: *#06#. Em seguida, clique em “Ligar”. O aparelho vai retornar com uma mensagem de texto informando qual é o número do seu IMEI.

Recomendamos que esse número seja anotado e guardado devidamente, afinal, nunca se sabe quando ele será necessário.

Porque bloquear IMEI do celular?

Simplesmente porque o celular deixa de ser útil. Vamos explicar melhor… se você  bloquear o IMEI do seu celular, em cerca de 48 horas ele deixa de funcionar na rede brasileira e em qualquer rede internacional. Portanto, é como se o celular estivesse morto para todas as redes. .

Sendo assim, mesmo que alguém insira um SIM card nele, todas as funções de telefone e de acesso a internet estarão bloqueadas, ou seja, não irão mais funcionar, tornando assim o celular inútil.

É por isso que esse procedimento é recomendado tanto a polícia quanto a pela Anatel. Porque pela lógica, se o aparelho não funciona mais, é bem mais difícil para quem roubou repassar o aparelho para frente. Se mais pessoas fizerem isso, o número de roubos de celulares podem cair e esse crime se tornar menos comum.

Sabendo agora da importância desse procedimento, veja agora o passo a passo detalhado de como bloquear IMEI do celular:

Como bloquear IMEI do celular

Para bloquear IMEI do celular é muito simples, confira:

  1.  Após o roubo,furto ou a perda do aparelho, você deve se dirigir à uma delegacia próxima e fazer um Boletim de Ocorrência.
  2. Depois de fazer o Boletim de Ocorrência, entre em contato com a sua operadora e informar o seu número de IMEI. É ela quem intermedia o bloqueio do IMEI junto à Anatel. Em cerca de 48 horas o código estará na base de dados da Anatel e com isso o aparelho será inutilizado definitivamente.
  3. Pronto! É importante lembrar que por mecanismos legais, uma vez bloqueado o IMEI não pode mais ser desbloqueado.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como bloquear IMEI do celular? Deixe nos comentários.

Sobre o autor

Med Madson

1 Comentário

Deixe um comentário