Rastrear Celular

Como rastrear celular sem internet

Como rastrear celular sem internet – Sabemos que um dos crimes mais comuns atualmente no Brasil é o roubo de smartphones. Diante disso, várias pessoas buscam soluções para rastrear o seu aparelho para poder recuperá-lo, principalmente os de última geração pelo seu valor consideravelmente alto.

Porém, o que fazer numa situação onde o aparelho cujo o proprietário quer rastrear está sem internet? É possível rastrear celular que não esteja conectado a internet?

Se essas são dúvidas suas, não se preocupe! Esse artigo tem por finalidade esclarecer como funciona o rastreamento de celulares sem a conexão com a internet de forma prática e descomplicada.

Portanto, continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

É possível rastrear celular sem internet?

Sim! Muita gente não sabe mas mesmo sem estar conectado a internet o seu aparelho pode ser encontrado através do GPS.

E mesmo com o GPS desligado é possível rastrear smartphones. Entenda porquê.

As linhas de código de um aplicativo são capazes de detectar informações a partir dos sensores do smartphone, como o acelerômetro, magnetômetro e o barômetro. Então, mesmo sem a permissão do usuário é possível identificar, além de descobrir a localização aproximada, o endereço IP, fuso horário e tipo de conexão (dados móveis ou Wi-Fi).

Parece complicado não é? Mas na realidade a forma de rastreamento se baseia em princípios físicos bem básicos.

Veja no próximo tópico como rastrear celular sem internet.

Como rastrear celular sem internet?

Como já foi dito acima, o rastreamento se baseia em princípios físicos bastante básicos, como por exemplo a distância entre dois ou mais pontos e velocidade de locomoção de objetos.

Para resumir o rastreamento de celulares sem internet se dá pelo compartilhamento de tecnologias. Calma, vamos explicar melhor!

Sempre que uma ligação é feita, essas ondas são interpretadas de forma natural por terminais terrestres. Sendo assim, a partir da leitura de parâmetros emitidos pelo próprio smartphone, identificar a localização do mesmo se torna algo relativamente simples.

Porém, existem alguns obstáculos que podem interferir nessas buscas e com isso os cálculos de localização acabam não sendo precisos, como por exemplo, quando dois ou mais sinais são emitidos no exato momento.

como rastrear celular sem internet

Como funciona?

Quando você realiza uma chamada o seu smartphone emite um sinal à torre de telefonia mais próxima. E para que não haja o “engarrafamento” entre os sinais, a operadora tem por função gerenciar cada impulso recebido.

Dessa forma esse processo que a operadora faz leva em conta, portanto, o tempo gasto entre o envio e recebimento de impulsos. Assim, é possível medir a distância entre o sinal emitido e a torre.

Importante salientar que smartphones atuais são equipados com uma série de sensores capazes de mensurar a localização física que podem fazer palpites baseados no padrão de movimentos dos usuários e “adivinhar” a localização do celular – este tipo de procedimento hospeda essas estimativas por tempo determinado.

Então… quais as formas mais comuns de se localizar celular sem internet? As formas mais comuns são quatro: os cálculos podem ser feitos baseados de forma a depender da rede, de maneira independente à conexão, ter como objeto de análise a própria rede ou até mesmo de modo híbrido.

Calma vamos explicar melhor…

  • Cálculos independentes da rede

Os cálculos de rastreamento são realizados no próprio terminal. O sinal é então enviado a fontes de transmissão e mensurados novamente pelas torres – essa técnica é comumente utilizada pela tecnologia GPS.

  • Cálculos dependentes da rede

Também realizados pelo próprio terminal, os cálculos têm como fonte de dados e sinais instrumentos da própria rede (técnica esta adotada pelo E-OTD, baseado em terminais).

  • Cálculos baseados na própria rede

Essa categoria são cálculos realizados e mensurados pela própria rede, os cálculos levam em conta também os dados de posicionamento dos celulares. Esta tecnologia exige a atualização de todas as estações utilizadas pela base para a realização dos cálculos.

  • Cálculos híbridos

Esta forma de leitura leva em conta a emissão de dados de assistência; é, grosso modo, um método “assistido” de monitoramento de sinais.

“Cada empresa utiliza um protocolo específico para calcular a localização de seus usuários baseado na distância e velocidade de emissão de sinais. É claro que as companhias protegem as informações pessoais; se elas fossem publicadas, haveria um desastre de segurança”, garante MacAuley.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como rastrear celular sem internet? Deixe nos comentários.

Sobre o autor

Med Madson

1 Comentário

Deixe um comentário