Rastrear Celular

Como rastrear celular pelo número

Rastrear celular pelo número – Se você já teve seu celular roubado ou furtado, conhece bem o desespero para tentar recuperar o aparelho. Em muitos casos é possível rastrear o aparelho utilizando os rastreiros oficiais que são disponibilizados para os sistemas operacionais Android e IOS.

Porém, as vezes as configurações de rastreio oficiais estão desabilitada. E nesses casos, é possível rastrear celular pelo número?

Se essa é uma dúvida sua, não se preocupe! Ao final desse artigo todas as suas dúvidas sobre rastrear celular pelo número serão esclarecidas.

Então, continue a leitura.

Como rastrear celular?

Mesmo que o celular não esteja configurado para essa função é possível rastrear de algumas formas.

Vamos conhecer os métodos disponíveis para rastrear o celular pelo número?

  • Localização Baseados em Cell-ID ou “triangulação de antenas” – Esse método se constitui como um número único atribuído a cada Base Transceiver Station (BTS), ou seja, a cada torre de telefonia móvel. Com essa identificação é possível a operadora da rede sempre saberá de que BTS o usuário estará próximo, já que a estrutura é o ponto de origem do sinal do celular. Dessa forma é possível rastrear o celular.

Vamos explicar melhor…

Quando você realiza uma chamada ou acessa a internet a localização do celular é atualizada. Normalmente é isso que acontece, raramente o celular fica inativo.

Porém, se esse for o caso e o aparelho permanecer inativo, sua última localização na rede será armazenada em um banco de dados chamado Home Location Register (HLR).

A partir disso surgiram outros métodos de localização que permitem saber outro número de registro na rede, como: Cell ID Timing Advance, Cell Site Sector, Enhanced Cell ID Timing Advance, entre outros.

Você também provavelmente já ouviu em algum filme de Hollywood o termo “triangulação de antenas”. Esse termo era utilizado para descrever métodos de localização por Cell ID. Porém nesse caso, uma única torre de telefonia móvel é suficiente para fornecer uma localização aproximada do celular.

A “triangulação de antenas” ainda existe e é utilizada para aumentar a precisão da localização.

Faça um seguro para o seu celular!

É possível rastrear celular pelo número?

Em casos de furto ou roubo infelizmente não é possível rastrear celular pelo número. Os métodos citados acima como: triangulação de antenas, ou Cell ID só podem ser realizados no próprio telefone celular.

Para rastrear o celular nesses casos é necessário que o usuário teria que solicitar a quebra do seu próprio sigilo telefônico para fins de localização.

Entretanto, essa quebra de sigilo vai de contra a lei que especifica o direito apenas em “hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal” (inciso XII do art. 5º da Constituição Federal). Sendo assim, não há cláusulas referentes à quebra de sigilo para a localização de aparelhos furtados ou roubados.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como rastrear celular pelo número? Deixe nos comentários.

Sobre o autor

Med Madson

Deixe um comentário